Repelente ou Protetor solar? Qual usar primeiro?

Seja na praia ou no campo, o uso do protetor solar e do repelente é mais que obrigatório se você quer manter a sua pele protegida. 

O repelente ajuda a prevenir contra picadas de mosquitos e insetos, principalmente contra o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela). Já o protetor solar, ajuda a proteger a pele dos raios solares e prevenir contra o câncer de pele e outras irritações.

Por isso, é importante saber a ordem correta de aplicação para que os dois itens consigam agir da melhor maneira. Protetor solar ou repelente antes? Continue a leitura para descobrir!

A ordem correta para proteger a pele

Para estar bem protegido dos mosquitos e do sol, o ideal é aplicar o protetor solar primeiro, para só então passar o repelente. A dica é usar o filtro ainda em casa, antes de se expor ao sol, e esperar em torno de 15 minutos para que o produto seja absorvido pela pele. Depois, entra o repelente: passe o item nas áreas expostas do corpo, como braços, ombros, pescoço e pernas, aguarde mais alguns minutinhos e então coloque a roupa normalmente. 

O motivo para a ordem de aplicação é que o repelente tem ativos que afastam os insetos. Passando o filtro solar ou qualquer outro produto de beleza depois, como o creme hidratante, esses ativos seriam perdidos facilmente.

Protetor com repelente, proteção em dose dupla

Que tal otimizar esse hábito apostando nas opções que unem os dois produtos em um só?  Os protetores solares com repelente contêm o FPS necessário para proteger a pele dos raios solares – e consequentemente do envelhecimento precoce e do câncer de pele – e cerca de 5% de DEET repelente, que é o ativo que repele os insetos para bem longe do nosso corpo. Assim, você pode carregar um só produto quando estiver tomando sol ou quando frequentar locais mais úmidos, como campo, sítio ou fazenda.

Dicas para manter a pele saudável e protegida no dia a dia

1. Reaplique o repelente: assim como todo protetor solar comum, aquele que possui repelente em sua fórmula também precisa ser reaplicado após algumas horas para proteger a pele e a saúde com eficácia: o ideal é reaplicar de 2 em 2 horas. Lembre-se também que é sempre muito importante reaplicar os dois produtos quando sair do mar ou da piscina, para manter a pele protegida;

2. Cuidado com os excessos: assim como qualquer coisa na vida, neste caso não seria diferente e “tudo o que é demais, sobra”. Por isso, na hora de aplicar o produto, é preciso alguns cuidados extras no corpo para que não haja riscos de intoxicação: é que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica que o produto deve ser usado, no máximo, 3 vezes ao dia por causa de seus componentes;

3. Protetor com repelente: o cheiro do protetor com repelente é tão suave quanto o cheiro do protetor comum, o que pode ser vantajoso para pessoas com olfato sensível. Você também pode apostar no protetor solar com repelente em outras épocas do ano, como o fim do inverno e durante o outono, períodos esses onde há muito mais insetos nas cidades mais úmidas;

4. Consulte o seu médico: procure sempre conversar com o seu dermatologista antes de aplicar qualquer produto na sua pele. É importante saber as áreas do corpo mais indicadas para aplicar o protetor solar com repelente.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a combinação perfeita entre repelente e protetor solar? Manter a pele protegida em todas as estações do ano é muito importante, e a ALGSUN está aqui para te ajudar nisso. Conheça a nossa linha de repelentes e protetores.