Protetor solar: entenda a importância desse produto no seu dia a dia

Rugas, manchas, linhas de expressão e até acne. Você sabia que todos esses problemas podem ser minimizados com o uso adequado do protetor solar? Os raios ultravioleta são os maiores inimigos da sua pele, por isso, é fundamental usar protetor solar todos os dias. Ainda que esteja nublado ou chovendo, ou mesmo quando você vai ficar dentro de casa o dia todo, é muito importante aplicar o produto.

No post de hoje, nós vamos te explicar a importância desse produtinho. Confira!

Qual a função do protetor solar?

Como o próprio nome já diz, o protetor solar é um produto que age na proteção da pele, do rosto ou do corpo, contra os raios solares e seus efeitos. Ele cria uma barreira de proteção que filtra a penetração dos raios UVA e UVB na pele, evitando diversos problemas. Existem diversos tipos de protetores, e além de filtrar os raios, eles também podem ter funções complementares. Mas todos os protetores solares têm que proteger a sua pele – se você usa um produto que não oferece proteção, então ele não é um protetor solar.

Por que precisamos usar protetor solar?

Com certeza você já ouviu dizer que o protetor solar é o passo mais importante na rotina de skincare, não é mesmo? E isso não é à toa! Como falamos acima, o produto minimiza o impacto dos raios ultravioleta na pele, raios esses que causam a proliferação dos radicais livres, que por sua vez degradam o colágeno da pele, causando envelhecimento precoce, manchas, desidratação, falta de viço ou até mais oleosidade e espinhas (a chamada acne solar). Assim, os especialistas aconselham usar um protetor solar com FPS 30 ou superior diariamente.

Tipos de protetor solar

Assim como existem muitos tipos de pele, existem inúmeros tipos de protetores solares. A primeira divisão já começa na parte do corpo que você vai aplicar: se for no corpo, existe um tipo; para o rosto, outro. As fórmulas variam dependendo do cuidado e da necessidade de cada pele e região. Conheça abaixo alguns tipos de protetor solar!

Protetor físico ou químico: qual escolher?

Os protetores solares não são todos iguais. Isso porque, dependendo do produto, ele pode ser químico ou físico e age diferente na hora de proteger a pele. Veja a diferença entre os dois:

1. Protetor solar químico: este filtro cria uma camada de proteção que absorve a radiação solar, impedindo a penetração na pele. Ele atua tanto nos raios UVA quanto os UVB.

2. Protetor solar físico: o produto contém minerais que não são absorvidos, sendo ideal para pessoas com alergias ou grávidas. Em contato com o filtro, os raios solares batem na pele e refletem, prevenindo o fotoenvelhecimento.

Protetor solar em diferentes formas

Além de ser físico ou químico, o protetor solar também possui diferenças na textura, cor e até mesmo na forma de aplicação. Confira os diferentes tipos de filtro solar para fazer a escolha certa para o seu tipo de pele!

1. Protetor solar fluido/líquido/gel: esse tipo de filtro promete desaparecer na pele pela textura aquosa. Apesar de não prometer segurar a oleosidade, é feito à base de água e evita o aumento da produção de óleo no rosto, sendo mais sequinho.

2. Protetor solar com cor/tonalizante: além de proteger a pele, o produto pode ser usado como um item da maquiagem, uniformizando o rosto. Mas, vale lembrar que não há o compromisso com uma textura mate ou uma alta cobertura como uma base, por exemplo.

3. Protetor solar spray: fácil de espalhar, é preferível usar este produto no corpo pela textura oleosa. O spray também é o ideal quando o assunto é filtro no cabelo, com vários itens próprios para os fios.

4. Protetor solar pastoso/cremoso: a textura aparece em produtos para o corpo e rosto. Por ser branco, o produto pode ser mais difícil de desaparecer e pode durar por mais tempo na pele.

5. Protetor solar em bastão: ótimo para ser usado no rosto e, geralmente, possui diversas tonalidades. Alguns produtos são usados, especialmente, nos lábios, sendo o ideal para a região.

O que é o FPS do protetor solar?

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, que, geralmente, vem associada a um número. Esse fator demonstra a capacidade de manter a pele protegida da radiação UVB. Essa radiação causa a queimadura solar e, portanto, sua ação é percebida na vermelhidão e ardência da pele após a exposição. O FPS, de forma simplificada, é calculado comparando o tempo que a pele com protetor solar leva para ficar avermelhada versus o tempo que a pele sem protetor solar leva para ficar avermelhada. Por exemplo, com um fator de proteção igual a 30, a pessoa fica trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto, com FPS 60, sessenta vezes mais, e por aí em diante.

Em que ocasiões devemos usar o protetor solar com FPS muito alto?

O uso de um FPS muito alto mantém a boa proteção da pele mesmo que você aplique uma quantidade inferior à necessária. Além disso, quanto mais tempo uma pessoa for ficar exposta ou quanto mais forte for a intensidade do sol, maior deve ser o valor do FPS no filtro solar.

  •  Quando a exposição é intensa, como na praia, piscina, passeios ou exercícios ao ar livre;
  •  Depois da depilação;
  •  Depois de qualquer procedimento estético, como peelings;
  •  Em cicatrizes;
  •  Após fazer uma tatuagem e durante o período de cicatrização.

Como passar o protetor solar

A importância do protetor solar também está na aplicação. Não adianta comprar os produtos com FPS altos se não souber como passar o protetor solar. A quantidade tem que ser suficiente para criar uma camada espessa e protetora. Essa quantia é algo em torno de meia colher de chá por região, como rosto, pescoço e colo.

Já a reaplicação do protetor solar depende muito da sua exposição diária. Pessoas que têm a exposição diária muito alta, como atletas ao ar livre, precisam repor no mínimo a cada duas horas. Se sua exposição solar é regular, certifique-se de aplicar uma vez pela manhã e outra na hora do almoço, e sempre que sentir necessidade.

Protetor solar em dias nublados

É muito importante usar o filtro no rosto e pescoço todos os dias, já que essa pele é mais delicada e fica mais exposta à radiação no dia a dia. Nos dias nublados ou quando chove, os raios UV não deixam de afetar a pele – eles passam pelas nuvens e continuam causando danos.

Preciso usar protetor solar até quando não vou sair de casa?

Pode parecer estranho, mas sim, é necessário usar o filtro solar até nos dias em que você vai ficar em casa. Isso porque a radiação emitida por lâmpadas, telas de computador, celular e outros aparelhos também causa danos à pele, e o protetor pode prevenir.

Qual o melhor protetor solar?

O melhor protetor solar é aquele que atende às necessidades da sua pele. Que, além de oferecer uma proteção completa dos raios solares, também atua de outras formas, como no combate aos radicais livres e na prevenção de doenças de pele. O protetor solar ideal é aquele que mistura proteção e cuidado.

Agora que você já conhece todos os benefícios do protetor solar, o que acha de usar o produto todos os dias na sua rotina de cuidados com a pele?