Higiene bucal: 7 mitos e verdades

Quando falamos em higiene bucal, é comum surgirem várias perguntas. Por isso, é importante tomar cuidado com certas afirmações, pois nem tudo que dizem por aí é verdade.

O seu dentista é o profissional ideal para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, mas, no post de hoje, nós vamos te ajudar a tirar alguns pontos de interrogação da cabeça e desvendar os principais mitos e verdades sobre a higiene bucal. Vem com a gente!

Mito ou verdade? 

Listamos 7 mitos e verdades sobre a higiene bucal que podem te ajudar a evitar erros muito comuns na hora da escovação, são eles:

1. Colocar mais creme dental na escova significa uma limpeza mais eficiente

Mito. Ao contrário do que muitos pensam, usar muito creme dental no momento da escovação não quer dizer que a limpeza será mais eficiente. O excesso de creme dental pode até ser prejudicial para a higiene bucal porque ele faz com que a pessoa tenha uma falsa sensação de limpeza, e com isso diminua o tempo necessário de escovação, que deve durar cerca de 2 minutos.

2. Cerdas duras limpam melhor

Escovas com cerdas duras podem causar o desgaste da superfície do dente, principalmente quando associadas a cremes dentais abrasivos e escovação com força excessiva. As escovas com cerdas macias e ultra macias são as mais recomendadas, porque elas se deformam e se adaptam com mais facilidade às diferentes áreas dos dentes e gengivas.

3. Não se deve dormir sem escovar os dentes

Verdade. Dormir sem escovar os dentes faz com que o alimento fique mais tempo acumulado sobre os dentes e a gengiva, criando as condições ideais para a formação da placa bacteriana. Por isso, ainda que você não tenha tempo para escovar os dentes três vezes ao dia, nunca vá para a cama sem fazer a higiene bucal.

4. Enxaguante bucal pode substituir a escovação 

Mito. Ele refresca, mas não substitui. Apesar de ajudar a eliminar bactérias da boca e evitar o acúmulo de placa, o produto não é um substituto da escova e, sim, um complemento. Fazer essa troca constantemente pode levar ao aparecimento de cáries e outras doenças relacionadas à má higienização. Vale lembrar que a escova e o fio dental são muito importantes para garantir a manutenção da saúde bucal.

5. A escova de dente precisa ser trocada regularmente 

Verdade. Mesmo que a sua escova de dentes ainda tenha as cerdas alinhadas, é preciso trocá-la pelo menos a cada três meses. Com esse tempo de uso, a escova já perde eficiência na limpeza, pois a resistência das cerdas já não é tão boa a ponto de permitir uma escovação suave e eficiente.

6. Bicarbonato de sódio clareia os dentes

Mito. Embora consiga remover manchas superficiais, o produto não clareia os dentes. Fique atento às receitas da internet, já que elas podem causar malefícios à cavidade bucal e danificar a estrutura dental ao longo do tempo. Por isso, não se esqueça: sempre busque orientação e ajuda de um profissional da área antes de realizar qualquer procedimento por conta própria.

7. Mascar chiclete pode substituir a escovação

Mito. Nada substitui a escova e o fio dental. Quando mascamos chicletes sem açúcar causamos maior produção de saliva e atrito nos dentes o que até pode disfarçar o hálito. Mas mesmo com essa ajuda, a escovação é indispensável. 

Dica importante: a escovação da língua também é fundamental para a higiene bucal. Com esse hábito, combatemos a halitose, favorecemos a redução do surgimento de novas lesões de cárie, além de diminuir o risco de infecções fúngicas orais.

Agora que você já descobriu alguns mitos e verdades sobre a higiene bucal, não deixe de visitar o seu dentista regularmente.