7 erros que atrapalham a sua higiene bucal

Muitas pessoas acreditam que não é preciso tanto conhecimento para fazer a higiene bucal adequada. Basta escovar os dentes todos os dias e pronto. Mas, na verdade, especialistas afirmam que apenas uma em cada 10 pessoas conseguem cuidar de sua saúde bucal corretamente.

Pensando nisso, listamos 7 regras básicas de higiene bucal que podem te ajudar a evitar os erros mais comuns. Confira!

1. Colocar muita força na escova

O que realmente importa no momento da escovação não é a força e, sim, a execução de uma técnica correta. A utilização de uma escova de qualidade e em bom estado de conservação também são importantes. Os odontologistas recomendam aquelas com mais de cinco mil cerdas, conhecidas como ultra macias.

Para escovar corretamente você pode optar pela “técnica de Bass”, que orienta que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus. Com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva.

Sem pressionar a cabeça da escova de forma exagerada, é necessário realizar movimentos circulares durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes.

2. Não usar o fio dental

Muitas pessoas não dão muita importância ao seu uso, mas deveriam. Limpar os espaços entre os dentes não só impede a formação de placa dentária, mas também fortalece as gengivas. Para um uso correto e confortável, você deve cortar um pedaço de pelo menos 18 cm de fio dental, em seguida, enrole suas extremidades nos dedos indicador e médio. Primeiro use o fio dental e, na sequência, escove os dentes, não o contrário.

3. Esquecer de trocar a escova com frequência

Você sabia que a escova perde a eficiência quando está gasta? Por isso, um dos cuidados com a higiene bucal é justamente trocá-la a cada 3 meses ou antes, se as cerdas estiverem amassadas. Além disso, é indispensável fazer a troca desse item sempre que você ficar com gripe, resfriado ou dor de garganta, para evitar contaminação.

4. Utilizar uma escova de cerdas duras

Existem vários tipos de escova no mercado, mas o modelo ideal para a maioria dos pacientes é a que possui cerdas finas e macias. Esses produtos ajudam a manter a gengiva e os dentes saudáveis, proporcionando mais conforto e limpeza à higiene bucal. As escovas com cerdas duras são feitas apenas para escovar próteses dentárias removíveis.

Se a escova de cerdas duras for usada em dentes naturais pode agredir o esmalte dentário e as gengivas, causando ferimento e, possivelmente, uma inflamação.

5. Pasta de dentes abrasiva

O creme dental abrasivo, o que faz muita espuma durante a escovação, deve ser evitado. Assim como as escovas com cerdas mais duras, este tipo de pasta provoca a hipersensibilidade dental. Se isso persistir, haverá a necessidade de se usar cremes dentais especiais.

6. Não escovar a língua

Sim, é necessário também fazer a higienização da língua, pois ela também retém restinhos de alimentos, o que pode causar mau hálito e outros problemas bucais. Se não gostar de usar a escova de dentes para isso, utilize um limpador de língua, produto facilmente encontrado em farmácias.

7. Trocar a escova pelo enxaguante bucal

Muitas vezes, na correria do dia a dia, algumas pessoas deixam de escovar os dentes e só fazem um bochecho, que é mais rápido e prático. Mas, apesar de ajudar a eliminar bactérias da boca e evitar o acúmulo de placa, o produto não é um substituto da escova e, sim, um complemento. Fazer essa troca constantemente pode levar ao aparecimento de cáries e outras doenças relacionadas à má higienização. Vale lembrar que a escova e fio dental são muito importantes para garantir a manutenção da saúde bucal.

Viu só como é simples realizar os cuidados com a higiene bucal de modo correto? Siga essas 7 dicas no seu dia a dia e não deixe de visitar o dentista regularmente. Com isso, seus dentes ficarão saudáveis e seu sorriso mais bonito!